Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O GOLPE DA MAIORIDADE NO JORNAL O BRASIL
Autor(es): TATIANE ROCHA DE QUEIROZ
Colaborador(es): MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador
Catalogação: 10/FEV/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15162@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15162
Resumo:
O presente trabalho consiste no estudo e na análise de alguns editoriais e reportagens do periódico O Brasil no ano de 1840, como recurso de análise das várias tensões e debates políticos que foram construídos no jornal com o fim de combater e fomentar o Golpe da Maioridade propagado pelos Liberais. O objetivo maior consiste em verificar de que maneira as falas e os argumentos do partido Conservador foram explicitados e defendidos por Justiniano Jose da Rocha e Firmino Rodrigues no O Brasil, frente aos demais jornais oposicionistas. O Brasil foi fundado na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1840, a pedido de Paulino José Soares de Souza (ministro da Justiça) representante do Partido Conservador e Euzébio de Queiroz para ser um instrumento de propagação e defesa das idéias do Partido conservador.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF