Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O NORDESTE E O ESTIGMA DO ATRASO: PADRE CÍCERO E A REVOLTA DE JUAZEIRO, NA OBRA DE LOURENÇO FILHO
Autor(es): JANIA MARIA TOMAZ DE SOUZA
Colaborador(es): EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - Orientador
Catalogação: 10/FEV/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15155@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15155
Resumo:
Esta monografia aborda a construção de representações desqualificadoras sobre o nordeste a partir de um autor específico Manoel Bergstrom Lourenço Filho, um paulista que escreve em 1926 sobre o movimento de Juazeiro do Norte ocorrido entre 1889- 1934. Joaseiro do Padre Cícero: scenas e quadros do fanatismo no Nordeste, foi a obra investigada por se mostrar significativa como modelo de desqualificação construída sobre o nordeste. O trabalho procura relacionar a produção da intelectualidade com o momento inicial da República na expectativa de compreender o sentido das representações expostas na obra, que opõem e inferiorizam o nordeste diante do sudeste.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF