Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: UM ESTUDO DE PROPENSÃO AO RISCO DE INVESTIDORES INDIVIDUAIS
Autor(es): JULIA TORRES HOMEM PINTO LOPES
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 19/JAN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15008@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15008
Resumo:
O Presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de investidores individuais. Para tanto, levará em consideração a volatilidade do mercado de renda variável, as percepções de risco de cada investidor, além de fatores sociais e demográficos. Para chegarmos ao objetivo é feita uma analise da conjuntura econômica e um estudo sobre a Hipótese Dos Mercados Eficientes (HME) e suas limitações. Em uma segunda etapa é explanado o estudo de Finanças Comportamentais que, ao mesmo tempo em que refuta a HME, permite o entendimento de diversos vieses de comportamento dos investidores. Assim, a Propensão ao Risco destes investidores individuais é confrontada com fatores de risco e variáveis sócio demográficas. Assim, pode-se traçar um perfil detalhado dos fatores que influenciam o investidor em sua decisão de investimento em um momento de crise e irracionalidade no mercado como o atual.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF