Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ACUSAÇÕES DE TRABALHO ESCRAVO E/OU INFANTIL X PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR: O CASO NIKE
Autor(es): THIAGO HABIB TOLEDO DE CARVALHO
Colaborador(es): DANIEL KAMLOT - Orientador
Catalogação: 14/JAN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14946@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14946@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14946
Resumo:
A Nike, após já estar consolidada no mercado internacional devido à qualidade, design e desempenho dos seus produtos, vê-se em xeque quando são feitas acusações em 1995 de que os fabricantes terceirizados dos seus produtos na Ásia estavam fazendo uso de trabalho escravo e/ou infantil nos meios de produção. Com base neste fato, aplicou-se uma pesquisa de campo para consumidores brasileiros e estrangeiros visando identificar se haveria ou não impacto no processo de compra e na imagem da empresa se fosse confirmada a veracidade das acusações. Além disso, buscou-se também a mensuração das diferenças das respostas de ambos os consumidores de forma a poder determinar se há ou não uma percepção diferenciada quando o assunto é a atuação socialmente responsável das empresas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF