Título: | O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE INDUMENTÁRIA DE LUXO NO BRASIL NOS TEMPOS DE CRISE FINANCEIRA CONTEMPORÂNEA | ||||||||||||
Autor(es): |
KARINE DA SILVA BOTELHO |
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Colaborador(es): |
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 11/JAN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14896@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14896@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14896 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os anos de 2008 e 2009 têm proporcionado ao mundo uma experiência há
muito não vista: uma crise econômica de proporções globais. Com seu epicentro
nos Estados Unidos, mas com efeitos em praticamente todos os países, a crise
financeira tem causado alterações de padrões de produção e consumo em
diversos setores. Contudo, o mercado de alto luxo, representado por griffes de
renome e por consumidores com perfis de comportamento diferenciados, muitas
vezes não revela grandes mudanças atitudinais. Diante da crise econômica
atual, que atinge praticamente todas as pessoas, cabe um questionamento: até
que ponto o comportamento dos consumidores brasileiros de roupas de alto luxo
se altera diante deste quadro? Este trabalho busca responder esta pergunta a
partir do relato de seis consumidores entrevistados em profundidade.
O método adotado é de caráter qualitativo, a partir da análise de conteúdo
das respostas obtidas. Conclui-se que a atual crise não afetou
consideravelmente o padrão de consumo dessas pessoas. Muito pelo contrário,
tem oferecido melhores condições para compras, aumentando o volume de
aquisições no período, em especial no exterior.
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