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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ESPUMANTES
Autor(es): GABRIELA DE BARROS WIRZ MARTINS
Colaborador(es): ANDRE LUIZ ROIZMAN - Orientador
Catalogação: 08/JAN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14879@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14879@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14879
Resumo:
A indústria de espumantes vem apresentando notável desenvolvimento no Brasil. Entre 2005 e 2008, as vendas da bebida cresceram em média 20% ao ano. Primeiramente, motivos econômicos aumentaram o poder de compra de mais brasileiros, permitindo que estes passassem a consumir produtos anteriormente limitados as classes mais altas da sociedade. Tendo em vista esta grande oportunidade, casas produtoras nacionais aprimoraram seus processos e a seleção de sua matéria-prima, melhorando seus espumantes e tornando-os competitivos em relação a espumantes de outras nacionalidades. Devido a tais fatores, o estudo sobre quem são os consumidores do espumante no Rio de Janeiro, assim como suas percepções e seus hábitos de consumo, se tornou o principal objetivo deste trabalho. A pesquisa desenvolvida durante o trabalho busca identificar as ocasiões e associações feitas em relação ao espumante, assim como procura destacar aspectos que estimulam o consumo da bebida.
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