Título: | COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ESPUMANTES | ||||||||||||
Autor(es): |
GABRIELA DE BARROS WIRZ MARTINS |
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Colaborador(es): |
ANDRE LUIZ ROIZMAN - Orientador |
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Catalogação: | 08/JAN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14879@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14879@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14879 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A indústria de espumantes vem apresentando notável desenvolvimento no
Brasil. Entre 2005 e 2008, as vendas da bebida cresceram em média 20% ao
ano. Primeiramente, motivos econômicos aumentaram o poder de compra de
mais brasileiros, permitindo que estes passassem a consumir produtos
anteriormente limitados as classes mais altas da sociedade. Tendo em vista esta
grande oportunidade, casas produtoras nacionais aprimoraram seus processos e
a seleção de sua matéria-prima, melhorando seus espumantes e tornando-os
competitivos em relação a espumantes de outras nacionalidades. Devido a tais
fatores, o estudo sobre quem são os consumidores do espumante no Rio de
Janeiro, assim como suas percepções e seus hábitos de consumo, se tornou o
principal objetivo deste trabalho. A pesquisa desenvolvida durante o trabalho
busca identificar as ocasiões e associações feitas em relação ao espumante,
assim como procura destacar aspectos que estimulam o consumo da bebida.
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