Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A SAÍDA VOLUNTÁRIA DE FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA - UM ESTUDO DE CASO EM UM DEPARTAMENTO DA IBM BRASIL, RJ
Autor(es): FERNANDA PIRMEZ MAGALHAES
Colaborador(es): JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 08/JAN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14873@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14873@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14873
Resumo:
É unânime entre os funcionários e gerentes do Departamento de Incentivos & Comissões da IBM Brasil - RJ que o nível de rotatividade desta área da empresa cresceu sensivelmente no último ano, desde que o mesmo foi transferido dos EUA para o RJ (média de aproximadamente três a quatro baixas por mês, durante o ano de 2008). Por isso, este projeto de pesquisa consistiu em um estudo de caso sobre este departamento específico da IBM, com objetivo de investigar relações de trabalho entre empregado e empregador, numa tentativa de identificar alguns dos motivos que podem ter levado funcionários a se desligar voluntariamente da empresa em 2008. Para ajudar a explicar esta questão, este estudo usou como base três teorias: Clima Organizacional, Comprometimento Organizacional e Contrato Psicológico. Além de pesquisa documental e bibliográfica, foram realizadas entrevistas com uma amostra de funcionários deste setor a fim de obter informações sobre possíveis motivos que poderiam estar desencadeando no alto nível de turnover de 2008. Os resultados permitiram identificar três fatores que poderiam ajudar a explicar a questão e mostraram que o clima organizacional não pareceu ser um ponto colaborador para o alto nível de rotatividade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF