Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: BIODIESEL: UMA SAÍDA SÓCIO-AMBIENTAL
Autor(es): CLARA RODRIGUES KLABIN
Colaborador(es): ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - Orientador
Catalogação: 07/JAN/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14842@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14842
Resumo:
A crescente preocupação com a degradação ambiental do planeta, e a procura por soluções para os problemas de desenvolvimento em geral, têm trazido às agendas empresariais ações de caráter sócio-ambiental. No caso particular da região conhecida como Conleste, onde se desenvolve o complexo da nova Refinaria da Petrobrás, conhecido como COMPERJ, uma área afetada pelo projeto tem a possibilidade de ser reflorestada e os produtores rurais da região, assim como a própria Petrobrás, serem beneficiados por tal iniciativa. Este é o projeto Serramar, que tem como objetivos o reflorestamento de parte da região, a inclusão social e econômica de parte dos moradores do seu entorno, a produção de um novo insumo para o biodiesel e, por fim, um eventual ganho econômico com a venda de créditos no mercado internacional de carbono. Este trabalho tem como objetivo principal apresentar um plano de ação para o Projeto Serramar, a fim de subsidiar a busca de recursos para sua execução, a partir de uma campanha baseada nos conceitos de marketing social e ambiental. O foco da campanha é a promoção deste projeto a dois públicos-alvos em especial: os produtores rurais e os consumidores de combustível do Estado do Rio de Janeiro. O objeto central da campanha, por sua vez, é a planta denominada pinhão manso, uma árvore oleaginosa nativa do Brasil, cujo potencial para a produção de biodiesel é muito promissora e cujo cultivo é de fácil execução. Como representante dos Viveiros Mauricio Klabin, a autora costura um plano de ação que une as diversas partes interessadas, construindo uma cadeia de interações que visa à viabilização do projeto e, conseqüentemente, a venda das mudas da planta, foco de seu negócio em particular.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF