Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: MEDO, TERRORISMO E DIREITOS HUMANOS
Autor(es): CINTIA RESCHKE DE BORBA
Colaborador(es): JOAO RICARDO WANDERLEY DORNELLES - Orientador
Catalogação: 01/OUT/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14281@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14281
Resumo:
A presente monografia se porpõe a realizar um estudo sobre medo, controle social, guerra ao terrorismo e o verdadeiro estado de exceção estabelecido pelas prisões de Guantánamo, Abu Ghraib e Bagram. Na primeira parte, faz-se uma análise das origens e formas do medo e como ele é manipulado e perpetuado com propósitos econômicos e políticos na sociedade pós-moderna. Num segundo momento, dedica-se ao estudo da figura de um inimigo interno específico muito atual: o terrorista e como a guerra ao terrorismo, declara após os eventos ocorridos em 11 de setembro, liderada pelos Estados Unidos, vem suprimido liberdades e violando direitos humanos, por meio das novas legislações antiterroristas, das intervenções militares e do encarceramento de suspeitos. Ainda neste capítulo, trabalha-se a brevemente política externa dos EUA, contemplando a sua lógica imperialista. Por fim, discute-se como a prisão de Guantánamo representa um verdadeiro estado de exceção, em que suspeitos da prática de atos terroristas são mantidos por anos sem julgamento e privados de todas as garantias fundamentais, constituindo-se numa verdadeira aberração ética e jurídica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF