Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ÁRVORE DE FALHA DE UMA TURBINA A GAS DE EIXO SIMPLES
Autor(es): ALVARO JAVIER HERRERA FLORES
Colaborador(es): SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
SANDRO BARROS FERREIRA - Coorientador
Catalogação: 13/MAI/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13461@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13461
Resumo:
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma árvore de falha de uma turbina a gás de um eixo, operando em ciclo aberto, para diagnosticar parâmetros que possam geram possí­veis falhas ao longo da operação em regime permanente. Dentre as vantagens de se utilizar uma árvore de falhas temos a facilidade de manipular os dados, uma vez que ela utiliza parâmetros lógicos booleanos (e,ou) para construir determinada causa de uma falha em um componente, com a sucessão de atributos (falhas). Inicialmente foi feita uma matriz de falha para identificar as causas, os componentes (compressor, combustor ou turbina) e as falhas. Com os dados da matriz de falhas, e dados adicionais obtidos em vários artigos publicados sobre análise de falhas, foi elaborada a árvore de falha para cada um dos três principais componentes da turbina. Finalmente foi necessária uma correção na árvore, eliminando parâmetros devido à inexistência de dados de operação da usina termelérica de alguns dos parâmetros associados às falhas. Também foram descartados causas de falhas mecânicas como vibração, temperatura e pressão excessivas nos mancais. Os resultados são colocados na forma de figuras que mostram a árvore de falha dos componentes da turbina.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF