Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO CRÉDITO/PIB NO DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS
Autor(es): LEONARDO BARBOSA NASSER
Colaborador(es): JOSE MARCIO ANTONIO GUIMARAES DE CAMARGO - Orientador
Catalogação: 11/MAI/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13443@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13443
Resumo:
Neste trabalho testa-se a hipótese que um aumento na relação crédito/PIB pode melhorar os níveis de crescimento econômico de um país. Trabalhos prévios chegaram à conclusão que o desenvolvimento da intermediação financeira melhorava o crescimento econômico, portanto busquei atualizar os dados e através de regressões, verificar se essa regra é válida para o período de 1997 até 2006. Em 1911 Schumpeter argumentou que serviços providos por intermediários financeiros eram essenciais para o desenvolvimento tecnológico e para o desenvolvimento econômico. Para examinar isso estimamos dois tipos de modelos econométricos. Primeiramente usei uma cross-section utilizando diversos países com dados do período de 1997 até 2006. Nesse modelo os coeficientes mostraram ser positivos e significativos estatísticamente. O segundo método utilizado foi tratar os dados como um painel e fazer a regressão por primeira diferença, onde o resultado também foi positivo, indicando que um aumento na relação crédito/PIB aumenta o logaritmo da renda per capita.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF