Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CRISE DE CRÉDITO NOS ESTADOS UNIDOS EM 2007
Autor(es): JOAO ARTHUR PAES DE MIRANDA SANTOS
Colaborador(es): FABRICIO MELLO RODRIGUES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 24/MAR/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13187@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13187
Resumo:
Os mercados financeiros mundiais terminaram o ano de 2007 enfrentando momentos de turbulência e incerteza. As preocupações com o futuro da economia americana estão cada vez mais presentes nos discursos dos economistas e pessoas ligadas ao setor financeiro, principalmente depois da crise no mercado imobiliário. Em meados dos anos noventa, os preços dos imóveis americanos subiram à medida que a demanda crescia e a oferta não acompanhava. Em março de 2000, recursos transferidos da bolsa de valores de empresas de alta tecnologia, a NASDAQ, que na época havia passado por um crack, e a baixa nas taxas de juros norte americanas para conter a recessão econômica, contribuíram ainda mais para o aumento nos preços das casas. Assim, o mercado imobiliário no país tornou-se extremamente atrativo para investidores do mundo todo, criando-se uma bolha especulativa de preços (de 2001 até 2006, preços tiveram uma valorização de 60% de acordo com dados da Superintendência do Gabinete Federal de Habitação (ou Office of Federal Housing Entreprise Oversight). A grande liquidez de crédito mundial dos últimos anos, alimentada principalmente pelas baixas taxas de juros no Japão (possibilitando o yen carry trade(1) através do diferencial entre as taxas juros) e nos Estados Unidos, fez com que bancos concedessem muitos empréstimos, muitas vezes com fraca análise creditícia dos novos mutuários e com baixas garantias (o período entre 1994 e 2006 os empréstimos de terceira linha (subprime) cresceram de 5 bilhões para 00 bilhões). Muitos desses empréstimos foram utilizados para financiar novas compras de casas, alimentando a bolha no setor que mais tarde culminaria numa crise de solvência dentro dos Estados Unidos e posteriormente alastrando-se para o resto do mundo. É exatamente nas origens dessa crise que esta monografia se concentra.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF