Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: RELAÇÃO ENTRE VOLUME E QUANTIDADE DE FUNDOS PRIVATE EQUITY E IPO S, NO BRASIL
Autor(es): ANDRE AUGUSTO CORREA CUNHA
Colaborador(es): WALTER NOVAES FILHO - Orientador
Catalogação: 20/MAR/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13174@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13174
Resumo:
É recente, no Brasil, o aumento do número de fundos de investimento e dos IPOs, assim como seu crescimento em volume de capital. Existem várias possíveis explicações para isso, por exemplo, a inflação controlada, e a estabilidade econômica, assim como a firmação de órgãos e normas que regulam o mercado, que mantém a atratividade dessas duas indústrias. A indústria de Fundos de Investimento Private Equity tem por finalidade conseguir retorno sobre o capital comprometido, através do investimento em empresas que já tenham um certo grau de desenvolvimento. De uma maneira geral, como iremos abordar mais a frente, veremos que se tratam de investimentos de logo prazo (por volta de 10 anos), e com uma baixa liquidez (os papéis das empresas na maioria das vezes não estão cotados em bolsa). Por isso, a questão do tipo de mecanismo de saí­da do investimento, se torna de fundamental importância para todos os participantes (gestores, investidores e empresas investidas) do mercado desse tipo de fundo. Assim, é importante conhecer os mecanismos de saí­da e os fundos, para que possamos saber como esses mecanismos podem impactar no retorno desses fundos. Dando um enfoque nos IPOs, podemos não apenas avaliar o mercado de abertura de capital das empresas, que vem se expandindo fortemente a partir de 2004, mas também nos aprofundar na melhor e mais lucrativa forma de saída de um fundo de Private Equity. Nesse sentido, esta monografia tem por objetivo estudar os Fundos Private Equity e a abertura de capital das empresas na bolsa, de modo, a que possamos chegar à relação sobre a relação de ambos. Dessa forma, desenvolver conhecimentos tanto do mercado desses fundos, quanto do mercado de IPOs.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF