Título: | PERFIL DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE CONTRATAM FORMADOR DE MERCADO | ||||||||||||
Autor(es): |
RODRIGO HILTZ MARQUES |
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Colaborador(es): |
GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - Orientador |
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Catalogação: | 03/FEV/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13032@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13032 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo do trabalho é identificar o perfil das empresas
brasileiras de
capital aberto que possuem formadores de mercado, através de
um estudo
comparativo com as empresas que não contam com a atuação destes
profissionais. Partindo do pressuposto de que as empresas
pequenas, jovens
(baseado na data de listagem) e com baixa liquidez e
rentabilidade de ações
contratam o serviço, observou-se, no período de 2003 a 2007,
as ações que
compunham o índice IBX-100 entre jan/abr08. Por meio de uma
análise
estatística descritiva e do modelo probit, foram
identificados os perfis das
empresas que contam com formadores de mercado. Os resultados
confirmam a
hipótese que empresas mais jovens (baseado na data de
listagem), com ações
de mais baixa liquidez, menos rentáveis são aquelas que
contratam o formador
de mercado visando uma melhora do ambiente de negociação das
suas ações.
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