Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SUCESSÃO DE CARGOS EM EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO DO GRUPO PANOCEANIC
Autor(es): PHILLIPE ROCHA BOAZ
Colaborador(es): JOAO PAULO VIEIRA TINOCO - Orientador
Catalogação: 03/FEV/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13028@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13028@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13028
Resumo:
Este trabalho relata estudo sobre sucessão de cargos em empresas familiares. Seu principal objetivo é encontrar as dificuldades da realização da sucessão em especial a do grupo Panoceanic. As principais dificuldades encontradas por esse tipo de organização referem-se a transferência de poder de uma geração para outro, os obstáculos para o desenvolvimento do processo de profissionalização e os conflitos familiares. Com base na literatura foi feito um estudo de caso, sendo dividido em dois processos. O primeiro refere-se ao estudo dos conceitos da bibliografia estudada, tendo como tema à empresa familiar e o processo sucessório nessas organizações. O segundo refere-se a um estudo de caso baseado em uma pesquisa qualitativa com entrevistas pessoais orientada por um instrumento estruturado. Conclui-se o trabalho com a apresentação das dificuldades relacionadas à sucessão dentro do grupo Panoceanic, tendo como destaque à falta de planejamento do processo, a incompatibilidade de visão entre os sucessores com os fundadores em relação à estrutura da empresa e a centralização do poder na mão dos fundadores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF