Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GERENCIAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO UNIMED-RIO
Autor(es): FABIO RODRIGUES DA PONTE
Colaborador(es): PATRICIA AMELIA TOMEI - Orientador
Catalogação: 02/FEV/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13004@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13004
Resumo:
A presente dissertação tem como propósito analisar o gerenciamento cultural e o impacto no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores de uma cooperativa médica e conseqüentemente melhorar a sua colocação nas pesquisas de clima para se tornar uma das melhores empresas para se trabalhar no país. Atualmente a Unimed-Rio conta com mais de 1500 colaboradores e 5000 médicos credenciados. A posição da cooperativa, com poucas unidades e um raio de atuação restrita a um único município, estar entre as 25 melhores do país é um fato notável. Além disso, a cooperativa foi reconhecida pelo Hay Group, uma das 5 melhores empresas dos pais em gestão de pessoas. Para a cooperativa, o desenvolvimento da cultura organizacional é efetivamente encarado como um processo continuo, de abordagem sistêmica. Neste estudo foram feitas uma análise qualitativa de questionários semiestruturados, segundo tipologias culturais e modelos propostos por Chow et al. e Gordon. Conclui-se que a Unimed-Rio passou a ter um planejamento estratégico mais voltado para o mercado, seus clientes, e principalmente aos seus colaboradores reforçando a premissa que o investimento em pessoas é o mais importante nos últimos tempos e que ter uma cultura organizacional é imprescindível para o crescimento da cooperativa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF