Título: | FINANCIANDO A LINHA 4 DO METRÔ RIO COM FUNDOS DO BANCO DO MERCADO DE CARBONO | ||||||||||||
Autor(es): |
DARLAN ADIB HAUCH FILHO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 02/FEV/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13002 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Existe uma crescente demanda por transporte coletivo de
massa entre o Centro e a Zona Oeste da Cidade do Rio de
Janeiro que satura os corredores viários. O Governo
Estadual declara não possuir capacidade de investimento que
custeie a melhor solução apontada: a Linha 4 do Metrô Rio.
Os objetivos desse trabalho são constatar o problema
apresentado e verificar a viabilidade de financiar parte do
projeto através da venda de Créditos de Carbono. Estes
seriam oriundos da economia realizada neste trajeto por um
grande número de veículos automotores que deixariam de
emitir CO2 na atmosfera. Uma vez que o Metrô é considerado
um transporte limpo, por ser movido à energia elétrica, e
que, no Estado do Rio de Janeiro é produzida por
hidrelétricas e pelas usinas termonuclear, Angra I e Angra
II, este projeto se qualificaria para receber recursos do
Mercado de Carbono.
|
|||||||||||||
|