Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COMPORTAMENTO DE COMPRA DE CLIENTES ATUAIS E POTENCIAIS NO MERCADO ACIONÁRIO: O USO DO HOME BROKER E A ESCOLHA DA CORRETORA
Autor(es): RAUL PICCININI FEITOSA
Colaborador(es): CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO - Orientador
Catalogação: 27/NOV/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12547@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12547@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12547
Resumo:
Este trabalho oferece propostas para a ampliação da estrutura de negócio ligada ao mercado varejista das corretoras de títulos e valores mobiliários, convergindo para o interesse por novos clientes não institucionais, no contexto da ampliação dos serviços oferecidos por este tipo de instituição financeira; buscando analisar as características destes clientes que procuram novos investimentos e quanto às expectativas inseridas nesta procura. Oferece também alternativas ao entendimento dos novos possíveis investidores do mercado de bolsas. Até quando é possível considerar que um novo investidor está preparado para enfrentar os riscos oferecidos neste tipo de investimento de renda variável. Acredita-se ser mais comum ouvir que uma pessoa costuma decepcionar-se muito facilmente ao entrar no mercado financeiro. Basta lembrarse dos longos períodos em que os problemas macroeconômicos prevaleceram como obstáculos determinantes na ausência deste tipo de aquisição dentro da ótica do pequeno investidor. Os anos em que se viveu com inflação criaram uma série de entraves que prejudicavam os pequenos investidores e faziam com que a procura por alternativas mais seguras como, por exemplo a poupança, se tornassem mais atraentes e protegidas pelos investidores (Tachibana, 2004). Para a pesquisa, elaborou-se um instrumento de coleta de informações, contendo questões-chave que podem diagnosticar o nível de conhecimento do investidor e apurar quais pontos são fundamentais em sua decisão de investimento. O questionário foi aplicado a uma amostra específica de possíveis clientes. O resultado do trabalho direcionou ações a serem tomadas para o aumento da captação em títulos e em valores mobiliários.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF