Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CANDOMBLÉ, ESTÉTICA E O SAGRADO: A TRAJETÓRIA DO BABALORIXÁ JOÃOZINHO DA GOMÉIA
Autor(es): ELAINE CRISTINA SOUZA DA CRUZ
Colaborador(es): OSWALDO MUNTEAL FILHO - Orientador
Catalogação: 23/SET/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12231@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12231
Resumo:
O presente trabalho de Monografia tem como objeto de estudo a trajetória do afamado babalorixá Joãozinho da Goméia, intitulado o Rei do Candomblé na década de 40. Sua trajetória é importante para compreendermos as transformações e acomodações por que passou a religião afro-brasileira neste período, em que o pai-de-santo da nação angola em seu terreiro situado em Duque de Caxias transformou as festas públicas em uma espécie de vitrine da religião, apresentando-a como uma rica expressão estética.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF