Título: | CANDOMBLÉ, ESTÉTICA E O SAGRADO: A TRAJETÓRIA DO BABALORIXÁ JOÃOZINHO DA GOMÉIA | ||||||||||||
Autor(es): |
ELAINE CRISTINA SOUZA DA CRUZ |
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Colaborador(es): |
OSWALDO MUNTEAL FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 23/SET/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12231@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12231 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho de Monografia tem como objeto de estudo
a trajetória do afamado
babalorixá Joãozinho da Goméia, intitulado o Rei do
Candomblé na década de 40. Sua
trajetória é importante para compreendermos as
transformações e acomodações por que
passou a religião afro-brasileira neste período, em que o
pai-de-santo da nação angola
em seu terreiro situado em Duque de Caxias transformou as
festas públicas em uma
espécie de vitrine da religião, apresentando-a como uma
rica expressão estética.
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