Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AGRICULTURA ORGÂNICA PARA ESPAÇOS REDUZIDOS
Autor(es): JOANNA SILVESTRE FRIQUES DE SOUSA
Colaborador(es): RENATA MATTOS EYER DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 23/JUL/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11964@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11964
Resumo:
O eco-design ou design sustentável busca melhorar a relação entre os indivíduos, o meio ambiente e os produtos, têm a preocupação com as questões sociais, ambientais e econômicas. Ao investigar vários aspectos que influenciam na vida doméstica do ser humano, e são fontes esgotáveis, como água, iluminação dentre outros, comecei a pensar na possibilidade do consumidor cultivar seu próprio alimento. Para isso encontrei Cláudio da Silva Teixeira, técnico em agropecuária, que me orientou com as informações técnicas sobre agricultura orgânica. Esse projeto tem como objetivo desenvolver um suporte para a plantação de alimentos orgânicos, destinado a pessoas que moram em locais que não possua uma área externa para fazer o cultivo dessas plantas em canteiros e têm grande interesse tanto em relação à alimentação, quanto em relação ao trato com as plantas. O objeto foi desenhado considerando a menor unidade de espaço suficiente para o cultivo de uma hortaliça e a irrigação. Fiz alguns experimentos como a horta vertical utilizando um tubo de PVC, que foi importante para entender parte das necessidades da planta como o tamanho mínimo necessário ao cultivo e a irrigação. A partir disso foi possível determinar o espaço mínimo para o cultivo de uma hortaliça o que norteou os outros experimentos, com diferentes formatos. Depois de alguns estudos, tendo como base uma esfera, foi definida a opção a qual possui um recipiente para água que irriga, e outro para o resto de água, além da cavidade para a planta. Todas as alternativas geradas buscavam conciliar o recipiente com sistema de irrigação. Teríamos os recipientes para o cultivo das plantas e um recipiente para o composto orgânico, onde o usuário pode produzir o adubo necessário para suas plantas. Este suporte contém um espaço para a irrigação adequado a esse tipo de plantação, alimentando e armazenando a sobra de água; um suporte para a parede; e um recipiente para a compostagem. Para a construção do objeto, tanto os recipientes quanto as partes móveis (recipiente para a irrigação e o coletor da água que sobra) será utilizado o plástico polipropileno, e serão fabricados pelo método de sopro O recipiente será produzido, basicamente em tons claros (como amarelo, laranja, verde, azul dentre outros). Assim procurei aliar a este planejamento o suporte para compor os módulos na parede, cada suporte comporta três módulos, quantidade mínima para se cultivar uma hortaliça dentro deste planejamento. Neste projeto pude conhecer áreas do design que ate então desconhecia, identificando a importância que o Design Sustentável tem na sociedade em geral. Vi que o designer, utilizando seus conhecimentos de técnicas e materiais a serem empregados na fabricação de qualquer produto, pode e deve contribuir para a melhoria tanto do meio ambiente, quanto da qualidade de vida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF