Título: | A ALEGORIA FEMININA NA OBRA GRÁFICA DE ELISEU VISCONTI | ||||||||||||
Autor(es): |
SASKIA BECK DA COSTA |
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Colaborador(es): |
SIMONE CARVALHO DE FORMIGA XAVIER - Orientador |
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Catalogação: | 14/JUL/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11902@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11902 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em 1904, um concurso aberto pela Diretoria Geral dos
Correios e Telégrafos elegeu a série filatélica criada por
Eliseu Visconti (1866-1944), que no mesmo ano também
produziu o Ex-Libris da Biblioteca Nacional. Nessas obras,
Visconti usou vários estilos e procedimentos artísticos,
sobretudo o Art Nouveau e o Simbolismo. O presente estudo
objetivou a análise gráfica da obra de Visconti, enfocando
a alegoria feminina, considerando a imagem dentro do
contexto sócio-cultural do país na época.
Busca-se, na intersecção de vários campos de investigação,
compreender e identificar as imagens representadas e a
simbologia, a fim de delinear uma ligação desta obra com o
mundo cultural e o momento histórico em que o pintor viveu.
Vale dizer que o recorte temporal, a belle époque, situa o
artista no período principal de sua formação, em fins do
século XIX.
Uma grande questão permeou esta pesquisa: a presença da
imagem feminina que monopoliza a obra de Eliseu Visconti,
também nas artes gráficas, com referências simbólicas,
integrando o jogo de empréstimos e influências das
tradições representativas, inseridas neste novo cenário.
No presente estudo, a escolha de uma metodologia de
trabalho que possibilitasse ler e interpretar estas obras
foi baseada na proposta metodológica do historiador da arte
suíço Erwin Panofsky (1892-1963), mostrando a sua
aplicabilidade também ao estudo das obras de arte
decorativa. A proposta metodológica de Panofsky para
analisar e interpretar obras de arte abrange três níveis de
aproximação com o objeto. As análises pré-iconográfica,
iconográfica e iconológica, realizadas com base em sua
proposta referem-se à identificação das imagens, histórias
e alegorias, contidas na obra de Visconti.
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