Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PELAS RUAS DO RIO DE JANEIRO: O OLHAR E O FLANAR NA CIDADE
Autor(es): ANA PAULA BINDER BARBOSA
Colaborador(es): ISABELLA VICENTE PERROTTA - Orientador
Catalogação: 13/JUN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11775@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11775
Resumo:
Este projeto se destinou ao planejamento e produção do livro Pelas Ruas do Rio de Janeiro. A idéia surgiu a partir da observação dos signos visuais urbanos cariocas e a proposta para o conceito do livro foi elaborada em cima da definição de flâneur alguém que perambula com inteligência, segundo João do Rio. Para realizar este projeto, por mais de seis meses flanei pelas ruas do Rio de Janeiro com uma máquina fotográfica, caderno e caneta e assim reuni a maior parte do material para o livro. Também adquiri fotos de outras fontes como amigos e internet e pesquisei sobre os temas retratados em livros e periódicos. Seguindo o conceito proposto, a narrativa é apresentada como uma flânerie pela cidade, através fundamentalmente da linguagem fotográfica além de ilustrações e pequenos textos. O livro tem o formato de 24cm x 14,5cm, que remete a cadernos de viagem, guardas impressas e 13 categorias diferentes em 153 páginas a 4 cores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF