Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SERVIÇOS DE INFORMÁTICA PARA O MERCADO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UM CASO DA IBM BRASIL
Autor(es): DANIEL DE ARAUJO PEREIRA
Colaborador(es): JORGE MANOEL TEIXEIRA CARNEIRO - Orientador
Catalogação: 16/MAI/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11639@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11639
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo compreender as dificuldades encontradas no processo de venda de serviços de informática para o mercado de pequenas e médias empresas (PMEs). Realizado através do estudo teórico sobre estratégias genéricas, estratégias de marketing e processos decisórios, da análise de prestadores de serviços de informática e do perfil do mercado de pequenas e médias empresas. Através de pesquisa em profundidade e o foco em um estudo de caso sobre a IBM do Brasil chegou-se à conclusão de que a IBM precisa se adequar sua imagem e ofertas de serviço ao mercado-alvo. Percebida como uma empresa que atende a grandes empresas, a IBM precisa reformular suas estratégias de divulgação e imagem para o mercado-alvo. E, além disso, redefinir sua estrutura e processos internos para que possa adaptar suas ofertas e atender adequadamente às PMEs.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF