Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS DIMENSÕES DA RESILIÊNCIA: MUDANÇA ORGANIZACIONAL E O INDIVÍDUO
Autor(es): ANDREA BRANDAO VIVEIROS PESSANHA
Colaborador(es): ANDREA CHERMAN - Orientador
Catalogação: 05/MAI/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11598@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11598@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11598
Resumo:
Com o advento da Era da Informação, a sociedade passou a ser definida por seus métodos de acessar, distribuir e processar informação, gerando mudanças significativas no ambiente onde as organizações atuam. A sobrevivência das organizações está ligada a sua capacidade em adaptar-se a estas mudanças. Os indivíduos organizacionais são impactados diretamente pelos processos de mudança ocorridos no âmbito empresarial, uma vez que compõem o capital intelectual que sustentam as organizações. O presente estudo de caso têm como objetivo analisar o comportamento dos indivíduos, de nível executor, frente a um processo de reestruturação organizacional com base no modelo de resiliência. Foi identificado que, embora os indivíduos da amostra tenham adotado uma postura resiliente no momento do estudo, 15 meses decorridos no processo de mudança, apenas um indivíduo possuía o comprometimento verdadeiro adquirido conforme as dimensões da resiliência propostas pelo modelo utilizado. Aspectos ligados a não utilização de um modelo de gestão da mudança, por parte da organização em estudo, contribuem para tal achado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF