Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GESTÃO INTEGRADA DE CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E MUDANÇA: UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR
Autor(es): ANA CAROLINA MATTOS KOGLIN GARCIA
Colaborador(es): SERGIO PROENCA LEITAO - Orientador
Catalogação: 05/MAI/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11592@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11592
Resumo:
É cada vez maior o interesse das organizações em criar competências distintivas através do gerenciamento do conhecimento. Entretanto, estas organizações, em sua maioria, acaba se preocupando apenas com o processo de aprendizagem e com o controle do conhecimento organizacional, ou seja, vêem o conhecimento e a aprendizagem de forma reducionista e isolada do processo de mudança no qual as empresas estão sempre sofrendo. Diante disto, tornou-se necessária uma abordagem integrativa do conhecimento com a aprendizagem e a mudança organizacional. Esta nova abordagem busca tratar os três fenômenos de forma integrada, participantes de um mesmo processo evolutivo e de forma continuada, o qual se inicia no conhecer, passa pelo aprender e culmina no mudar, o qual gera novos conhecimentos e reinicia o ciclo. Este trabalho pretendeu analisar, de forma superficial, como os fenômenos do conhecimento, da aprendizagem e da mudança organizacional são percebidos pela empresa de telecomunicações Telemar. A grande questão do estudo é levantar se a Telemar percebe os três fenômenos de forma associada ou de forma isolada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF