Título: | GESTÃO INTEGRADA DE CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E MUDANÇA: UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR | ||||||||||||
Autor(es): |
ANA CAROLINA MATTOS KOGLIN GARCIA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
SERGIO PROENCA LEITAO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 05/MAI/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11592@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11592 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
É cada vez maior o interesse das organizações em criar
competências
distintivas através do gerenciamento do conhecimento.
Entretanto, estas
organizações, em sua maioria, acaba se preocupando apenas
com o processo
de aprendizagem e com o controle do conhecimento
organizacional, ou seja,
vêem o conhecimento e a aprendizagem de forma reducionista
e isolada do
processo de mudança no qual as empresas estão sempre
sofrendo.
Diante disto, tornou-se necessária uma abordagem
integrativa do
conhecimento com a aprendizagem e a mudança organizacional.
Esta nova
abordagem busca tratar os três fenômenos de forma
integrada, participantes de
um mesmo processo evolutivo e de forma continuada, o qual
se inicia no
conhecer, passa pelo aprender e culmina no mudar, o qual
gera novos
conhecimentos e reinicia o ciclo.
Este trabalho pretendeu analisar, de forma superficial,
como os fenômenos
do conhecimento, da aprendizagem e da mudança
organizacional são
percebidos pela empresa de telecomunicações Telemar. A
grande questão do
estudo é levantar se a Telemar percebe os três fenômenos de
forma associada
ou de forma isolada.
|
|||||||||||||
|