Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TEMPO DE QUEBRA DE UMA BOLHA IMERSA EM UM LÍQUIDO ESCOANDO ATRAVÉS DE UM CAPILAR COM GARGANTA
Autor(es): AMERICO SILVEIRA MARTINS JOST
Colaborador(es): MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
Catalogação: 16/ABR/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11552@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11552
Resumo:
O trabalho visa entender melhor o mecanismo da formação de espuma durante a injeção de gás em meios porosos saturado com líquido. A geometria do canal que liga os poros foi modelada como um capilar com garganta. Durante a injeção de gás, bolhas se deslocam pelo centro do capilar deixando uma película de líquido na parede. O gradiente de pressão capilar entre a fase líquida e gasosa cria um escoamento que pode levar a quebra da bolha resultando na formação de espuma. A Teoria da Lubrificação foi usada para modelar o escoamento no filme de líquido. A equação diferencial não-linear resultante foi discretizada pelo método de diferenças finitas. Um programa em ambiente Matlab foi desenvolvido para simular esse escoamento O objetivo principal da análise é determinar o tempo de formação dessas bolhas e consequentemente o seu tamanho para diversos tipos de líquidos e gases.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF