Título: | CÂMARA CLIMÁTICA PARA TESTES DE VEÍCULOS: PROJETO BÁSICO DE REFRIGERAÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
EDUARDO BACELLAR DIAS |
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Colaborador(es): |
SERGIO LEAL BRAGA - Orientador |
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Catalogação: | 14/ABR/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11544@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11544 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo do presente trabalho é apresentar o cálculo da
carga térmica, as possíveis
composições do sistema frigorífico, a escolha do ciclo de
refrigeração adequado e o prédimensionamento
do mesmo, para climatização de uma câmara para testes
veiculares a ser
construída no Centro de Desenvolvimento em Energia e
Veículos (CDEV). A construção de tal
centro é um projeto do Instituto Tecnológico da PUC-Rio
(ITUC). A aplicação da câmara
climatizada é proporcionar atmosfera controlada para a
realização de testes laboratoriais de
partes e peças e de combustíveis em veículos automotivos. O
ambiente deve apresentar
temperatura controlada entre -30ºC e +50ºC, com variações
de 1ºC em 1ºC, além de controle de
pressão. Assim, objetiva-se simular as mais diferentes
regiões da Terra, através da simulação da
temperatura e da altitude do local (dada pelo controle de
pressão). A câmara de testes terá uma
área de aproximadamente 96 m2, sendo 6 m de largura por 16
m de comprimento. O projeto visa
atender às necessidades de empresas montadoras de
automóveis, de fabricantes de peças
automotivas e, especialmente, da indústria petrolífera, no
que diz respeito aos testes de seus
respectivos produtos em diferentes condições climáticas.
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