Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CRÉDITO CONSIGNADO E DIREITO À MORADIA: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES NA TUTELA DO DIREITO À CIDADE E DO DIREITO DO CONSUMIDOR
Autor(es): THIAGO CALDAS FRANCO
Colaborador(es): ROSANGELA LUNARDELLI CAVALLAZZI - Orientador
Catalogação: 14/ABR/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11541@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11541
Resumo:
Com o intuito de compensar o déficit habitacional no Brasil, foi editada a Medida Provisória 321/2006, posteriormente convertida na Lei 11.434/2006. Dessa forma, ampliou-se para o setor imobiliário a aplicação da Lei n. 10.820, relativa ao crédito consignado. Em uma sociedade de consumo, o crédito deve, a princípio, ser considerado como forma de inclusão,entretanto, poderá vulnerabilizar ainda mais o cidadão no tocante ao justo direito essencial à moradia. A oferta de crédito tem ignorado os valores sociais do trabalho e impedido a prevenção do endividamento, desconhecendo qualquer noção de dignidade da pessoa humana e violando a função social do contrato. O endividamento é um fato inerente à vida na atual sociedade de consumo e a concretização do direito à moradia está intimamente ligada à ocupação do solo urbano. A partir desta lógica, se torna evidente a necessidade de que a abordagem do contrato de financiamento imobiliário, para que se identifique seus obstáculos e possibilidades, seja feita a partir do direito urbanístico e do direito do consumidor.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF