Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DIREITO À CULTURA: A POLÍTICA CULTURAL DO ESTADO NOVO E AS POSSIBILIDADES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Autor(es): JULIA ALEXIM NUNES DA SILVA
Colaborador(es): REGINA COELI LISBOA SOARES - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11537@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11537
Resumo:
Este trabalho pretende abordar o tema do direito à cultura a partir de dois marcos fundamentais. O primeiro marco é a Constituição de 1937 e a instalação do Estado Novo. O segundo é a Constituição de 1988. Nosso objetivo é pensar como uma determina compreensão do que seja a nação brasileira, pode influenciar a atuação do Estado, no que se refere à realização de uma política cultural oficial. Procuramos demonstrar que o Estado Novo deixou para posteridade uma herança positiva na forma de um aparato teórico, jurídico e institucional apto à concretização de uma política cultural. Entretanto, o Estado Novo também nos legou um discurso nacionalista que encontra suas raízes e fundamentos em preceitos autoritários. Entendemos que a Constituição Federal de 1988 trouxe, para ordem jurídica, inovações que contribuem para uma política cultural democrática que aproveite o melhor e afaste o pior de tudo que herdamos do Estado Novo. Para demonstrar esta tese vamos discutir as noções de Cidadania Cultural e Direito à Memória, além, de pensar, como a nação brasileira está configurada na atual ordenação constitucional da cultura.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF