Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Autor(es): ISABELLA FONTES MOROLLI
Colaborador(es): JOAO BATISTA BERTHIER LEITE SOARES - Orientador
Catalogação: 11/ABR/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11536@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11536
Resumo:
Primeiramente, este trabalho buscará definir o que é a improbidade administrativa e quais são os princípios que regem a probidade administrativa. Em seguida, serão abordados os quatro grandes focos da Lei de Improbidade (Lei 8.429/92), ou seja, quais são os possíveis sujeitos passivos e ativos dos atos de improbidade, quais são os atos de improbidade (as condutas) e quais são as sanções que podem ser aplicadas àqueles que os praticarem. Será, então, feita uma abordagem do foro por prerrogativa de função, na seara da improbidade administrativa, no que diz respeito ao julgamento de determinadas autoridades. Além disso, será abordada a ampliação do foro por prerrogativa de função, através da Lei 10.628/02, e sua clara inconstitucionalidade. Por fim, serão apontadas as diferenças entre o crime de responsabilidade e os atos de improbidade, ressaltando seus aspectos polêmicos e controvertidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF