Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O IMPACTO DA DÍVIDA PÚBLICA SOBRE A TAXA DE JUROS NO BRASIL
Autor(es): TALITA SILVA FERREIRA
Colaborador(es): MARCO ANTONIO FREITAS DE HOLLANDA CAVALCANTI - Orientador
Catalogação: 26/FEV/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11387@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11387
Resumo:
Em se tratando de dívida pública, um tema que nos remete a um problema que figura no cenário brasileiro desde os tempos coloniais, este trabalho visa estudar qual seria o seu efeito na taxa de juros sob uma perspectiva nacional. Encontrando este efeito diretamente proporcional entre as duas variáveis, os gastos públicos interferiam para a fluência da economia através de um crowding-out do setor privado que ocorre quando há o aumento da taxa de juros. Este aumento dos juros tornaria a obtenção do crédito mais cara, e conseqüentemente afetaria não só investimentos já estabelecidos na economia, como também afastaria possíveis execuções de novos projetos. Há inclusive o efeito sobre o consumo, já que o custo de oportunidade da moeda aumentaria, e o preço dos ativos cairia, gerando um efeito-renda negativo sobre os consumidores. Portanto, a magnitude desses efeitos adversos depende do grau que a dívida pública aumenta os juros, e verificar a existência do efeito e quantificá-lo é a ambição deste trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF