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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: DESENHO E APRENDIZAGEM: O DESENHO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Autor(es): MARCELO VILELA DA SILVA
Colaborador(es): MARIA CLAUDIA BOLSHAW - Orientador
Catalogação: 31/JAN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11286@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11286
Resumo:
Este projeto é resultado de um trabalho iniciado em março de 2003 e concluído em Dezembro do mesmo ano. Durante este período desenvolvi uma série de exercícios com ênfase na importância da linguagem do desenho no processo de desenvolvimento infantil, sob a orientação da Professora Claudia Bolshaw, colaboração do Colégio Palas, onde tive a oportunidade de estagiar, e da Professora Miriam, por me emprestar sua classe de pré-alfabetização. O presente trabalho foi concebido a partir do meu interesse particular pelo desenho como instrumento de comunicação visual. Aliado a experiências anteriores com design infantil, e minha identificação com crianças, encontrei como foco principal deste projeto, a relação da criança com o desenho. Tive como objetivo reforçar o papel do desenho como forma de expressão, aprendizagem e alfabetização no período de pré-alfabetização infantil, propondo exercícios de estimulo ao desenvolvimento perceptivo da criança. A questão enfocada neste trabalho reveste se de especial pertinência se for considerado que a criança perde o estimulo ao desenho ao ser alfabetizada, sendo este, o momento de ruptura. É depois desta etapa que a criança passa a fazer a declaração de que não sabe desenhar.
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