Título: | DESENHO E APRENDIZAGEM: O DESENHO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCELO VILELA DA SILVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA CLAUDIA BOLSHAW - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 31/JAN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11286@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11286 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este projeto é resultado de um trabalho iniciado em março
de 2003 e concluído em Dezembro do mesmo ano. Durante este
período desenvolvi uma série de exercícios com ênfase na
importância da linguagem do desenho no processo de
desenvolvimento infantil, sob a orientação da Professora
Claudia Bolshaw, colaboração do Colégio Palas, onde tive a
oportunidade de estagiar, e da Professora Miriam, por me
emprestar sua classe de pré-alfabetização.
O presente trabalho foi concebido a partir do meu interesse
particular pelo desenho como instrumento de comunicação
visual. Aliado a experiências anteriores com design
infantil, e minha identificação com crianças, encontrei
como foco principal deste projeto, a relação da criança com
o desenho.
Tive como objetivo reforçar o papel do desenho como forma
de expressão, aprendizagem e alfabetização no período de
pré-alfabetização infantil, propondo exercícios de estimulo
ao desenvolvimento perceptivo da criança.
A questão enfocada neste trabalho reveste se de especial
pertinência se for considerado que a criança perde o
estimulo ao desenho ao ser alfabetizada, sendo este, o
momento de ruptura. É depois desta etapa que a criança
passa a fazer a declaração de que não sabe desenhar.
|
|||||||||||||
|