Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESIGN GRÁFICO NA SEGUNDA GRANDE GUERRA: A FOTOMONTAGEM POLÍTICA DE JOHN HEARTFIELD
Autor(es): BARBARA MAROUN ESTRADA
Colaborador(es): JOAO DE SOUZA LEITE - Orientador
Catalogação: 29/JAN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11272@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11272
Resumo:
Interessei-me pelo assunto de cartazes de guerra quando vi um cartaz relacionado ao nazismo durante uma apresentação de slides, na aula de Estágio da Professora Cristine Nogueira. Então a Professora Vera Damazio mostrou-me um livro com fotomontagens dadaístas e também anti-nazistas (inclusive algumas de John Heartfield) e fiquei muito impressionada e fascinada pelo trabalho, o que me levou a começar a desenvolver um trabalho sobre o assunto. Iniciei pesquisando autores dadaístas em geral, mas interessei-me especialmente pelo trabalho realizado por John Heartfield no período anterior à Segunda Guerra Mundial. Algumas dúvidas começaram a surgir durante a pesquisa preliminar, dúvidas essas que me levaram a refletir sobre a situação histórica e o poder que Hitler tivera na época. O trabalho de John Heartfield não só chocava pela sátira ao governo como também pelo uso da nova técnica da fotomontagem, ainda incomum nas décadas de 20, 30 e 40. Como eu havia programado uma viagem à Alemanha, decidi fazer uma pequena pesquisa com alemães mais velhos que tivessem vivenciado a Segunda Guerra. A pesquisa não teria como propósito tirar a limpo uma situação e sim tentar entender um pouco a situação histórica e a cabeça das pessoas em relação à nova técnica de fotomontagem do dadaísmo naqueles tempos. Com as informações já recolhidas, decidi fazer uma análise gráfica de algumas imagens de Heartfield para tentar desvendar os recursos visuais usados por ele para criar imagens de efeito tão surpreendente. A partir da análise gráfica, pude concluir e complementar meu projeto e fazer um paralelo com as fotomontagens atuais, tão presentes em nosso cotidiano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF