Título: | GRAFISMO INDÍGENA: COMPREENDENDO A REPRESENTAÇÃO ABSTRATA NA PINTURA CORPORAL ASURINI | ||||||||||||
Autor(es): |
RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/JAN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11268@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11268 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A proposição que formulo é que possivelmente os grafismos
Asurini tratam de simplificações geométricas das marcas
características dos elementos naturais, desta forma, numa
espécie de metonímia visual, se representa o todo por
apenas uma parte característica: a onça por suas pintas, o
jabuti pelos desenhos da carapaça.
|
|||||||||||||
|