Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UNDERGROUND EM CAMISAS
Autor(es): ANDREI DUARTE CARDOSO
Colaborador(es): MARIA CLAUDIA BOLSHAW - Orientador
Catalogação: 28/JAN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11266@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11266
Resumo:
O presente trabalho foi concebido a partir de meu interesse por ilustração, histórias em quadrinhos underground e serigrafia em camisetas, com foco especial nas reflexões sobre o consumo e as marcas gráficas com suas respectivas pregnâncias. Neste trabalho, optei por desenvolver um produto para ser utilizado por jovens de classe média, público que com tal tipo se familiariza. Tive como objetivo, além de promover a cultura do underground junto à sociedade atual, criticando o seu consumo desenfreado através da ilustração, da desconstrução de ícones e da invenção de marcas e propagandas fake (falsas), mostrar que a camiseta é um veículo de propagação de idéias, ilustrações, fotos e expressões culturais (=composição visual), e não uma simples indumentária. A questão enfocada neste trabalho reveste-se de especial pertinência se for considerado que, como já foi dito, atualmente a camiseta não passa de uma simples indumentária para a maior parte das pessoas e, na maioria das vezes, quando mostra alguma mensagem, esta não traz nada para quem a está usando, ou seja, não há uma incorporação e/ou uma identificação com aquela idéia que está sendo veiculada, mas sim uma propaganda gratuita de uma marca pelo simples ideal de ser aceito em um determinado meio. O produto se compõe de uma série de camisas que partiu da criação de 10 estampas das quais foram selecionadas 4 tipos diferentes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF