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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: SEGURANÇA NO TRÂNSITO: CONHEÇA OS RÓTULOS DE RISCO
Autor(es): MELINA PORTELA PETTENDORFER
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 25/JAN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11261@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11261
Resumo:
Associei minha pesquisa como bolsista PIBIC no LEUI - Laboratório de Ergonomia e Interfaces ao projeto conclusão. Trata-se da projetação de uma cartilha educativa sobre rótulos de risco de carga perigosa, partindo da recomendação do DNER para a elaboração de uma campanha educativa sobre esse tema e também das constatações feitas anteriormente na mesma pesquisa que apontam para uma dificuldade de identificação de tais rótulos por parte dos usuários. Essa identificação é importante, pois a interpretação de tais rótulos garante atos seguros dos motoristas em caso de acidente. Foram levantadas cartilhas sobre diversos temas e analisadas do ponto de vista gráfico e quanto ao conteúdo. A partir disso foram gerados questionamentos feitas entrevistas com profissionais de Design, Letras, Educação e Psicologia e destas respostas elaboradas Guidelines (recomendações) para projetação da cartilha. Depois da pré-banca identificou-se também a necessidade de uma consulta rápida ao telefone de emergência (contato com a ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química), sendo assim elaborados também uma lixeira para marcha e um adesivo para o painel com esse dado, que é o primeiro ato de emergência. Depois de desenvolvidas algumas alternativas tem-se as seguintes considerações para a cartilha: cor no sumário para organizar melhor as classes e estimular a memorização pela cor; alternância de páginas coloridas com as cores das placas abrigando as ações de emergência e as ilustrações ajudando a dar destaque aos mesmos; adoção de cinza para hierarquizar as informações visto que os grafismos e números das placas são sempre pretos; uma página final de consulta rápida com um mapa das classes e placas para facilitar a visualização da sinalização como um todo; utilização de foto na introdução em em uma página com as placas destacadas para melhor visualização das placas inseridas na realidade; um bolso na capa para dar uma utilidade a cartilha como porta-documentos, por exemplo.
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