Título: | SEGURANÇA NO TRÂNSITO: CONHEÇA OS RÓTULOS DE RISCO | ||||||||||||
Autor(es): |
MELINA PORTELA PETTENDORFER |
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Colaborador(es): |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 25/JAN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11261@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11261 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Associei minha pesquisa como bolsista PIBIC no LEUI -
Laboratório de Ergonomia e Interfaces ao projeto
conclusão. Trata-se da projetação de uma cartilha educativa
sobre rótulos de risco de carga perigosa, partindo da
recomendação do DNER para a elaboração de uma campanha
educativa sobre esse tema e também das constatações feitas
anteriormente na mesma pesquisa que apontam para uma
dificuldade de identificação de tais rótulos por parte dos
usuários. Essa identificação é importante, pois a
interpretação de tais rótulos garante atos seguros dos
motoristas em caso de acidente.
Foram levantadas cartilhas sobre diversos temas e
analisadas do ponto de vista gráfico e quanto ao conteúdo.
A partir disso foram gerados questionamentos feitas
entrevistas com profissionais de Design, Letras, Educação e
Psicologia e destas respostas elaboradas Guidelines
(recomendações) para projetação da cartilha.
Depois da pré-banca identificou-se também a necessidade de
uma consulta rápida ao telefone de emergência (contato com
a ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química),
sendo assim elaborados também uma lixeira para marcha e um
adesivo para o painel com esse dado, que é o primeiro ato
de emergência.
Depois de desenvolvidas algumas alternativas tem-se as
seguintes considerações para a cartilha: cor no sumário
para organizar melhor as classes e estimular a memorização
pela cor; alternância de páginas coloridas com as cores das
placas abrigando as ações de emergência e as ilustrações
ajudando a dar destaque aos mesmos; adoção de cinza para
hierarquizar as informações visto que os grafismos e
números das placas são sempre pretos; uma página final de
consulta rápida com um mapa das classes e placas para
facilitar a visualização da sinalização como um todo;
utilização de foto na introdução em em uma página com as
placas destacadas para melhor visualização das placas
inseridas na realidade; um bolso na capa para dar uma
utilidade a cartilha como porta-documentos, por exemplo.
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