Título: | O SHOW TEM QUE CONTINUAR | ||||||||||||
Autor(es): |
JOANA VENTURA MILIDIU |
||||||||||||
Colaborador(es): |
SIMONE CARVALHO DE FORMIGA XAVIER - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 25/JAN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11260@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11260 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho surgiu com a idéia de elaborar um material
que auxiliasse artistas em geral como atores, dançarinos,
pintores etc. a divulgar seus trabalhos. Acabei recortando
o enfoque para artistas circenses, além das artes
performáticas serem um tópico de meu interesse, muitos de
seus setores apresentam uma grande carência na participação
do design. Essa ausência, não é geral, mas no Brasil, o
designer é pouco procurado no sentido de agir a favor da
divulgação desse grupo. Logo, em busca de uma direção
objetiva, para a primeira partida resolvi iniciar o
trabalho com um grupo específico.
Assim, escolhi como usuários, os artistas de circo do Rio
de Janeiro. Esses artistas encontram um mercado de trabalho
muito diversificado que abrange não só o Brasil, mas o
mundo todo. O Circo como empresa tem crescido intensamente,
mas infra-estrutura e serviços voltados às necessidades
desses profissionais são poucos. Eu, como circense
profissional e estudante de Design, busquei unir os dois em
um só projeto.
Comecei analisando materiais de divulgação usados por
estudantes de circo e também materiais de escolas
internacionais, além de pesquisar sobre a história do
circo. Olhei diversos sites procurando ver imagens que
representassem o circo.
Ao listar as técnicas existentes percebi uma falta de um
uso de uma nomenclatura oficial dessas técnicas. Como os
circenses viajam muito, acaba sendo necessário haver uma
forma universal de representar seus diferentes números,
ficando difícil criar um nome único para cada uma pois os
dialetos variam muito. Também observei a falta de
conhecimento por parte dos empregadores, dos artistas e do
público sobre as diversas técnicas, suas modalidades e
nomenclaturas. Então a partir da idéia do pictograma,
decidi criar um sistema de símbolos que pudesse
representar, divulgar e organizar de forma objetiva as
técnicas circenses.
|
|||||||||||||
|