Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O SHOW TEM QUE CONTINUAR
Autor(es): JOANA VENTURA MILIDIU
Colaborador(es): SIMONE CARVALHO DE FORMIGA XAVIER - Orientador
Catalogação: 25/JAN/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11260@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11260
Resumo:
Este trabalho surgiu com a idéia de elaborar um material que auxiliasse artistas em geral como atores, dançarinos, pintores etc. a divulgar seus trabalhos. Acabei recortando o enfoque para artistas circenses, além das artes performáticas serem um tópico de meu interesse, muitos de seus setores apresentam uma grande carência na participação do design. Essa ausência, não é geral, mas no Brasil, o designer é pouco procurado no sentido de agir a favor da divulgação desse grupo. Logo, em busca de uma direção objetiva, para a primeira partida resolvi iniciar o trabalho com um grupo específico. Assim, escolhi como usuários, os artistas de circo do Rio de Janeiro. Esses artistas encontram um mercado de trabalho muito diversificado que abrange não só o Brasil, mas o mundo todo. O Circo como empresa tem crescido intensamente, mas infra-estrutura e serviços voltados às necessidades desses profissionais são poucos. Eu, como circense profissional e estudante de Design, busquei unir os dois em um só projeto. Comecei analisando materiais de divulgação usados por estudantes de circo e também materiais de escolas internacionais, além de pesquisar sobre a história do circo. Olhei diversos sites procurando ver imagens que representassem o circo. Ao listar as técnicas existentes percebi uma falta de um uso de uma nomenclatura oficial dessas técnicas. Como os circenses viajam muito, acaba sendo necessário haver uma forma universal de representar seus diferentes números, ficando difícil criar um nome único para cada uma pois os dialetos variam muito. Também observei a falta de conhecimento por parte dos empregadores, dos artistas e do público sobre as diversas técnicas, suas modalidades e nomenclaturas. Então a partir da idéia do pictograma, decidi criar um sistema de símbolos que pudesse representar, divulgar e organizar de forma objetiva as técnicas circenses.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF