Título: | TEIA: PARA ATIVIDADE LÚDICA E DESAFIASORA COM O CORPO | ||||||||||||
Autor(es): |
PATRICIA BERWANGER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZ VICENTE BARROS CARDOSO DE MELO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 24/JAN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11250@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11250 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este projeto é fruto de um trabalho de cinco meses de
pesquisa e acompanhamento das atividades da aula de
Acrobacia Aérea da Professora Juliana Féres, no colégio
Divina Providência, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Trata-se de um estudo feito a partir da observação das
aulas de acrobacia de tecido vertical, ministrada à alunas
de 8 aos 15 anos, visando o desenvolvimento de um objeto
que atendesse aos objetivos da professora em relação à esse
grupo.
O trabalho de acordo com a metodologia de design
participativo baseou-se no universo vocabular da
profissional Juliana Féres para a identificação de seu
objetivo que originou o título desse projeto: atividades
lúdicas e desafiadoras com o corpo.
A partir de observações, levantamento de hipóteses e
inserção de elementos inovadores nas atividades comuns da
aula, buscou-se projetar um objeto que atendesse a esse
objetivo. Após muitos experimentos, chegou-se a uma
definição: Teia conectora que permite ao praticante da
acrobacia aérea vesti-la, ou entrar com o tecido; subirem
juntos e praticarem os movimentos específicos da acrobacia;
proporcionando liberdade de criação de imagens.
Através da pesquisa de formas, materiais e conceitos foi
desenvolvido um objeto remetendo à idéia da brincadeira
cama de gato - brinquedo de barbante, onde duas ou mais
crianças brincam fazendo movimentos com a mão - que pôde
atender aos diferentes requisitos observados pela
professora Juliana e que ilustram muito bem as
características de sua aula de acrobacia aérea: a
interatividade, a motivação e a liberdade de criação de
imagens no espaço.
|
|||||||||||||
|