Título: | AVIÕES, TERRITÓRIOS MÓVEIS | ||||||||||||
Autor(es): |
THEO MOREIRA MARQUES |
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Colaborador(es): |
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - Orientador EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA - Orientador |
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Catalogação: | 22/JAN/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11237@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11237 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A situação de projeto foi criada a partir de uma questão:
Será que o redesign de uma marca de
companhia aérea propicia a mesma uma maior confiabilidade
diante de seu mercado? Entretanto, o
estudo do redesign de uma marca que viaja pelo mundo é
muito complexo e extenso, e logo foi
criado um objetivo para o projeto. Uma empresa aérea
brasileira, a Varig foi a personagem principal
de uma crise sofrida no início deste ano e agora ela está
em busca da reconquista de seu mercado
começando internamente, ou seja, pelo Brasil.
Diante desta cena foram pesquisadas as alianças aéreas para
que se pudesse fazer uma escolha
de algumas companhias para depois fazer as comparações de
marcas e elementos que remetem a
nacionalidade. Foram feitos levantamentos e foi constatado
que as empresas aéreas que possuem
marcas ou aeronaves que exaltam a sua nacionalidade não são
menos aceitas no mercado (interno
e externo), mas sim o contrário.
A partir destes exemplos e experiências desta empresas
estudadas foi possível na responder a
questão, mas alcançar o objetivo do projeto, que era
mostrar que nem sempre uma marca
amplamente globalizadada é o melhor negócio diante de um
reconquista de valores pelo mercado.
Como produto final foi produzido um infográfico que segue a
idéia do diagrama de Venn. Ele foi
muito útil para a separação em categorias das companhias
aéreas estudadas.
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