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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: SEU PAPEL NA DEMANDA E O IMPACTO DO PLANO REAL
Autor(es): CRISTINA ELIZABETH HAGLER
Colaborador(es): JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 18/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11061@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11061
Resumo:
Em muitas revendas o financiamento tornou-se essencialmente um negócio mais rentável do que a venda do automóvel em si. Muitos descontos concedidos eram compensados pela rentabilidade auferida dos financiamentos. No primeiro semestre de 2000, as empresas financeiras das montadoras já disponibilizaram o maior volume desde 1996, R$ 3,04 bilhões, contra R$ 1,3 bilhões em igual período de 1999, o que significa um crescimento de 139%. Segundo a ANEF, o prazo médio para a compra financiada que era de 22 a 27 meses em 1999, agora, em 2000, as empresas chegam a oferecer planos de 36, 48 e até 60 meses! As taxas de juros para o financiamento de automóveis caíram de 3% ao mês no início de 2000 para 1,8% ao mês em setembro deste ano. A conjugação dos seguintes fatores favoráveis: queda das taxas de juros; aumento dos prazos; veículos populares a preços mais acessíveis; confiança dos consumidores na manutenção do emprego; tendência de crescimento da economia; estabilidade dos índices de inflação; instrumentos de financiamento mais eficientes; e finalmente, o aumento da demanda provocada pelo efeito redistributivo da renda; possibilitam ao novo consumidor o acesso ao mercado de veículos. Sem dúvida, podemos esperar que uma grande parcela deste novo público consumidor que vai sendo agregado ao mercado de veículos o seja via financiamento, dada a insuficiência de sua renda para a compra à vista.
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