Título: | FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS: SEU PAPEL NA DEMANDA E O IMPACTO DO PLANO REAL | ||||||||||||
Autor(es): |
CRISTINA ELIZABETH HAGLER |
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Colaborador(es): |
JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - Orientador |
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Catalogação: | 18/DEZ/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11061@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11061 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em muitas revendas o financiamento tornou-se essencialmente
um negócio mais rentável do que a venda do automóvel em si.
Muitos descontos concedidos eram compensados pela
rentabilidade auferida dos financiamentos. No primeiro
semestre de 2000, as empresas financeiras das montadoras já
disponibilizaram o maior volume desde 1996, R$ 3,04
bilhões, contra R$ 1,3 bilhões em igual período de 1999, o
que significa um crescimento de 139%. Segundo a ANEF, o
prazo médio para a compra financiada que era de 22 a 27
meses em 1999, agora, em 2000, as empresas chegam a
oferecer planos de 36, 48 e até 60 meses! As taxas de juros
para o financiamento de automóveis caíram de 3% ao mês no
início de 2000 para 1,8% ao mês em setembro deste ano. A
conjugação dos seguintes fatores favoráveis: queda das
taxas de juros; aumento dos prazos; veículos populares a
preços mais acessíveis; confiança dos consumidores na
manutenção do emprego; tendência de crescimento da
economia; estabilidade dos índices de inflação;
instrumentos de financiamento mais eficientes; e
finalmente, o aumento da demanda provocada pelo efeito
redistributivo da renda; possibilitam ao novo consumidor o
acesso ao mercado de veículos. Sem dúvida, podemos esperar
que uma grande parcela deste novo público consumidor que
vai sendo agregado ao mercado de veículos o seja via
financiamento, dada a insuficiência de sua renda para a
compra à vista.
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