Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EFEITO RIQUEZA E BOLSA DE VALORES: 1987 E 2000
Autor(es): YAN ALEXANDRE DA SILVA
Colaborador(es): DIONISIO DIAS CARNEIRO NETO - Orientador
Catalogação: 17/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11043@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11043
Resumo:
O tema principal dessa monografia, o efeito riqueza, ou efeito Modigliani, que é um dos mecanismos keynesianos de transmissão. A monografia então tem como objetivo principal o estudo do papel das Bolsas de Valores sobre as finanças da população, de como ela afeta suas decisões de investimento e como isso afeta a economia. A partir dessa temática tentaremos expor algumas situações em que ocorreram choques nas Bolsas de Valores americanas, mostrando detalhadamente suas causa e efeitos, teremos o Outubro Negro de 1987 e o crescimento do preço das ações nos anos 90 como períodos de destaque. Após a introdução, este estudo se propõe a explicar em sua segunda parte os mecanismos por trás do efeito riqueza, desde a sua teoria à aplicabilidade. Na terceira parte teremos o episódio do crash da Bolsa de 1987, suas causas, efeitos, além da participação do Fed na época. Na quarta parte, discutiremos os anos noventa no cenário americano ainda, onde tivemos uma grande valorização das ações durante um longo período de tempo. Depois discutiremos outros estudos de caso, como a Grande Depressão, o Japão, a União Européia e o Brasil. Por fim na conclusão tentaremos expor o poder desse efeito riqueza na economia e nas finanças na população, sua importância e como a partir de seu conhecimento podemos evitar que choques drásticos e desnecessários ocorram nas Bolsas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF