Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CURVA DE PHILLIPS NO MODELO DE INFLATION TARGETING BRASILEIRO
Autor(es): MARCELO FERMAN
Colaborador(es): DIONISIO DIAS CARNEIRO NETO - Orientador
Catalogação: 07/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11000@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11000
Resumo:
Esta pesquisa está interessada em olhar para uma equação específica (e fundamental) do modelo em questão: a Curva de Phillips. Tentaremos resolver problemas que surgem ao estimá-la na versão original proposta por Bogdanski et al. (2000) de duas formas: uma delas será analisando de forma mais apurada a medida de hiato do produto que entra na Curva de Phillips, enquanto que a outra será testando especificações alternativas para a equação a ser estimada. Este trabalho está organizado da seguinte forma: o Capítulo 2 faz uma breve revisão histórica sobre a necessidade de ancorarmos nominalmente a política monetária e descreve como se deu a transição para o regime de Inflation Targeting no Brasil; o Capítulo 3 apresenta o modelo trimestral de transmissão da política monetária utilizado pelo Bacen; o Capítulo 4 estima a série de Pib potencial, que é uma variável chave para a estimação da Curva de Phillips; o Capítulo 5 estima a curva de Phillips e algumas variações sobre o modelo original e, finalmente, o Capítulo 6 conclui a pesquisa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF