Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELO DE SIMULAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA
Autor(es): FRANCISCO EDUARDO P DE AZEREDO
Colaborador(es): MARCELO CUNHA MEDEIROS - Orientador
MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 07/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10999@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10999
Resumo:
O objetivo desse trabalho é, primeiramente, construir um modelo de simulação da dívida interna do setor público brasileiro e de seus principais componentes, com base em cenários para as principais variáveis macroeconômicas que afetam o risco de rolagem e o custo de serviço da dívida. Em um segundo estágio, implantar estratégias de composição da dívida pública e examinar os impactos destas sobre a evolução da dívida em períodos posteriores. Esse modelo nos permitirá comparar o valor esperado e a variância do total da dívida pública interna e de seus principais componentes diante das possíveis estratégias das autoridades fiscal e monetária. Este trabalho pretende, portanto, desenvolver um modelo capaz de simular o comportamento do tamanho e composição da dívida pública: i) diante de diferentes cenários macroeconômicos - comportamento do câmbio, inflação, taxa de juros - e, ii) tomando como dados as estratégias e os objetivos das autoridades fiscal e monetária. Com os resultados desse modelo, poderemos, então, analisar o valor esperado e a variância do tamanho e composição da dívida para cada estratégia, e assim, determinar quais as estratégias ótimas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF