Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: TENDENCIOSIDADE DO MERCADO FUTURO DE CÂMBIO: RISCO CAMBIAL OU ERROS SISTEMÁTICOS DE PREVISÃO?
Autor(es): DANIEL CHRITY
Colaborador(es): MARCELO CUNHA MEDEIROS - Orientador
MARCIO GOMES PINTO GARCIA - Orientador
Catalogação: 06/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10992@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10992
Resumo:
A taxa de câmbio futura (forward rate) é largamente utilizada nos estudos de finanças internacionais. Sempre que se torna necessário à análise das expectativas em relação aos movimentos futuros de câmbio à vista, a taxa de câmbio futura é a primeira variável a ser citada. O câmbio futuro também é utilizado de forma a identificar a existência do prêmio de risco cambial. Uma proposição sobre o mercado cambial diz que a diferença entre a taxa de câmbio "pronta" (à vista ou spot rate) e a taxa forward seria uma previsão dos movimentos futuros da taxa de câmbio. Essa diferença é o Forward Premium. Uma anomalia do mercado futuro de câmbio diz respeito ao fato de que esta previsão normalmente não é precisa. Esta tendenciosidade das taxas de câmbio futura pode ser atribuída a um prêmio de risco cambial (currency risk). O prêmio de risco seria o diferencial esperado de retorno que os investidores exigem para adquirir um título em moeda doméstica. Porém este viés das previsões obtido via sinalização do mercado futuro de câmbio pode também ser atribuído a um erro sistemático de previsão por parte dos agentes do mercado financeiro. Iremos analisar a natureza do prêmio de risco cambial e, conseqüentemente, dos erros de previsão da utilização da taxa de câmbio futura. É esta análise que será desenvolvida neste trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF