Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INFLUÊNCIA DAS TAXAS DE JUROS NA PRODUÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O SPREAD
Autor(es): ELIAS ABRAHAO ABIFADEL JUNIOR
Colaborador(es): JOSE HENRIQUE TINOCO DE ARAUJO - Orientador
Catalogação: 03/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10953@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10953
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar a proposição da teoria econômica que relaciona o crescimento do PIB com a taxa de juros. Todavia, essa relação se estende também para outras formas de medir o Produto. No meucaso, entendi por bem buscar compreender que variáveis explicam a produção física industrial. Com esse intuito, busquei que variável de juros seria mais adequada. A taxa real de juros do Banco Central poderia ser um bom fator explicativo. Porém, uma grande parte do crédito fornecido às empresas e aos indivíduos tem como origem os Bancos de Investimento. Daí pude o bservar a taxa de juros pela qual as empresas adquirem empréstimos em bancos como uma variável explicativa melhor do que a taxa de juros do Banco Central. Em um segundo momento, observar a taxa de juros nominal do tomador pessoa física, o que pode ser mais significante do ponto de vista econômico. No segundo capítulo deste trabalho, descrevo a conjuntura econômica nacional no presente momento, tentando caracterizar o cenário onde encontram-se os agentes que pretendo estudar. Na terceira parte, tratarei dos fatores que influenciam a disponibilidade do crédito, atentando para sua evolução histórica, assim como para a formação do spread da taxa de juros. Analisarei também, a evolução das sociedades de crédito, financiamento e investimento, no período pós-real. No quinto capítulo, farei um breve comentário sobre os dados utilizados. No sexto capítulo será feita a modelagem estatística do problema. No Sétimo capítulo temos as conclusões que foram extraídas a partir dos estudos realizados.Um Apêndice será introduzido com a metodologia da série de produção física industria do IBGE. Assim como as séries de dados usadas no trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF