Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROJECT FINANCE E A USINA DE ITÁ
Autor(es): DENISE DINIZ DE BARROS
Colaborador(es): MARINA FIGUEIRA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 03/DEZ/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10950@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10950
Resumo:
O Project Finance entra exatamente para atrair diversos agentes do setor privado, nacional e estrangeiro, para a execução em conjunto dos investimentos e projetos de grande porte necessários ao país e que não podem ser feitos apenas pelo governo, por falta de recursos, nem por agentes do setor privado de forma isolada.A magnitude dos riscos de certos projetos excede a capacidade de suporte dado pelos patrocinadores do projeto. É o caso de projetos que têm utilidade pública e por isso são altamente regulados. A atuação do governo é indispensável. Cabe a ele deixar que o consumidor final arque com uma parcela dos riscos, permitindo que os preços dos serviços sejam fixados de forma a permitir que sejam cobertos os custos operacionais e o serviço da dívida. Caso contrário, o governo pode entrar como sócio do projeto assumindo uma parcela dos riscos ou fornecendo crédito a taxas de juros mais baixas ou oferecendo garantias de pagamento da dívida do projeto. O governo só concorda em ajudar financeiramente se acredita que os benefícios do projeto são superiores aos custos de fornecer tal ajuda. Em grandes projetos, o ponto crucial é a identificação dos riscos mais significantes e a confecção de acordos contratuais para alocar os riscos entre as partes dispostas ao menor custo possível para o projeto. A engenharia financeira foi favorecida nos últimos anos com a invenção de novos mecanismos para administrar certos tipos de riscos, como taxas de juros flutuantes e descasamento de moedas, a um custo competitivo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF