Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EVOLUÇÃO DA INFLAÇÃO DA 1ª CRISE DO PETRÓLEO À FASE PRÉ-REAL
Autor(es): MARIANA MARTINS ROSAS E SILVA
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 30/NOV/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10943@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10943
Resumo:
O Tema proposto para esse trabalho é A Evolução da Inflação Brasileira da Primeira Crise do Petróleo até a Fase Pré-Real . Isso porque a escolha do ponto de partida do estudo baseia-se no fato de que a partir da Primeira Crise do Petróleo em 1973, a inflação brasileira adquiriu uma nova tendência: crescente. Desde 1964, o índice de preços vinha apresentando um declínio. Entretanto, a partir da crise mencionada acima, a inflação adotou essa trajetória positiva que foi objeto de muitas análises e de propostas terapêuticas de estudiosos. Planos econômicos proliferaram visando o controle da inflação e a conseqüente estabilização da economia ao longo desse período de 20 anos escolhido para o estudo. Sendo assim, é muito rica a discussão desse período até fase anterior ao retorno do controle da inflação - que é a implantação da primeira etapa do Plano Real (URV) - devido à extensa bibliografia dedicada a análises das políticas governamentais e cenários econômicos desses momentos da nossa História. Essa bibliografia será fonte das analogias e reflexão que resultaram nessa Monografia. Esse trabalho, portanto irá identificar as causas e conseqüências do processo inflacionário brasileiro baseando-se na comparação das visões de especialistas que discutem a realidade dos setores econômicos sob a influência desse fenômeno. A principal motivação desse trabalho de final de curso foi a curiosidade acerca do fenômeno inflacionário. Ao longo dessa dissertação, também demonstrou-se que a proposta redemocratizadora do final do período militar apresentava como pilares de sustentação econômicos uma distribuição de recursos mais, com investimentos direcionados a minimizar os conflitos distributivos da época.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF