Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INFLUÊNCIA DO GASTO DECLARADO NAS CAMPANHAS PARA DEPUTADO FEDERAL, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2006
Autor(es): TIAGO DE BRITO CARUSO
Colaborador(es): RODRIGO REIS SOARES - Orientador
Catalogação: 30/NOV/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10940@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10940
Resumo:
Neste trabalho tenta-se averiguar se o gasto declarado tem algum efeito significante sobre o número de votos recebidos pelos candidatos. Trabalho prévios estimaram que os gastos declarados não têm qualquer efeito sobre as eleições para Câmara dos Deputados dos EUA uma vez controlada a variável omitida qualidade do candidato. No entanto, dada a diferença de sistemas eleitorais, não fica claro que essa conclusão se aplique a sistemas eleitorais proporcionais como o brasileiro. Para examinar isso estimamos três tipos de modelos econométricos. Estimamos inicialmente modelos tentando controlar o passado eleitoral do candidato, sendo que em todos esses modelos o gasto foi estimado como tendo um efeito positivo e significante. Estimou-se em seguida um modelo com a primeira diferença dos votos recebidos de forma a eliminar o efeito fixo da qualidade do candidato. Nesse modelo o efeito dos votos também se mostrou significante. Entretanto, ao se usar, um modelo logit, não pudemos confirmar que o gasto tem influência na probabilidade do candidato ser eleito. Isso pode ser atribuído ao fato de que na legislação brasileira, outros fatores além do número de votos recebidos são levados em consideração para que o candidato assuma o cargo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF