Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A RELAÇÃO ENTRE COMMODITIES E SALDO COMERCIAL NO BRASIL
Autor(es): THIAGO SCHER DEVELLY
Colaborador(es): MONICA BAUMGARTEN DE BOLLE - Orientador
Catalogação: 29/NOV/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10926@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10926
Resumo:
Com base nas evoluções dos dois determinantes das exportações e importações, torna-se interessante estimar um modelo que possa justificar os recentes resultados comerciais. Esta monografia está organizada da seguinte forma: no Capítulo 2, apresentamos brevemente um modelo teórico para os determinantes das exportações e importações brasileiras e examinamos empiricamente as trajetórias dos principais determinantes da balança comercial ao longo dos últimos anos. Neste contexto, dada a importância das commodities na pauta de exportações do Brasil, uma contribuição importante desta monografia será a construção de uma série de preços das principais commodities brasileiras e de um PIB dos principais parceiros comerciais. No Capítulo 3, estimamos os modelos simplificados para as exportações e importações, a fim de analisar a relação entre os preços das commodities e as exportações. No Capítulo 4, discutimos se de fato o Brasil pode ser considerado um grande exportador de commodities, assim como Austrália, Canadá e Nova Zelândia. O Capítulo 5 resume as principais conclusões.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF