Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O MERCADO DE GÁS NATURAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A EFICIÊNCIA DE MERCADO
Autor(es): RODRIGO MARTINS GOMES LEITE
Colaborador(es): MARINA FIGUEIRA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 27/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10660@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10660
Resumo:
O mercado de gás natural no Brasil sofreu expressivas modificações durante a última década. Seu desenvolvimento tem como marco a construção do gasoduto Brasil- Bolívia, que resultou na transformação da matriz energética brasileira. O agente de maior importância nesta transformação foi a Petrobrás, que possibilitou a expansão da oferta do produto, tanto pela construção do Gasbol, quanto pelo aumento na produção brasileira de gás. Essas ações vieram a formar um mercado consumidor praticamente inexistente para a commodity. Com a promoção da competição a partir da lei do petróleo (lei 9478/97), o papel da Petrobrás mudou. De investidor no setor de gás e agente determinante do desenvolvimento do mercado, a empresa passou a ser um empecilho à promoção da competição e à evolução do setor de distribuição por deter o poder de monopólio no transporte e estar presente em boa parte dos setores adjacentes desse mercado. As dificuldades para a implementação do gás natural em grande escala no Brasil foram enfrentadas por outros países, como no caso inglês, o que nos fornece ferramentas úteis para direcionar políticas que venham otimizar a matriz energética brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF